O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sexta-feira, setembro 22, 2017

SAUDADE DE MIM...



"Estou com saudade de mim. Ando pouco recolhida, atendendo demais ao telefone, escrevo depressa, vivo depressa. Onde está eu?
Preciso fazer um retiro espiritual e encontrar-me enfim - enfim, mas que medo - de mim mesma."

clarice Lispector


CARTA A UMA AMIGA

A meditação não cura doenças nem resolve problemas psíquicos ou físicos...como vulgarmente se pretende, nem é uma mentalização qualquer (como a meditação guiada) ou o recitar de mantras ou olhar para uma vela!
A Meditação é uma concentração, um FOCO (um fogo) em algo inatingível pela mente, incompreensível ao intelecto...e pertence a uma parte de nós que é nuclear e sejamos nós quem formos ou o grau da nossa inteligência ou educação, cultura, nível social-económico ou espiritual...em nada interfere senão com a Alma e o Ser que está para além de tudo isso.
É meditando que fortalecemos essa parte de nós que é interna e eterna e que não é influenciada pela mente nem pelo físico, mas que é o nosso centro energético (consciência pura, diria) e se esse centro estiver acordado e nós firmes e centradas nele, tudo o que nos afecta na superfície do nosso ser é atenuado pela consciência de algo superior mas não nos tira nem os problemas, nem os conflitos emocionais e psíquicos...apenas alivia e relativiza tudo isso que se passa fora e dentro de nós, se nos mantivermos focadas nele...é como alguém dizia: nós caímos na mesma, mas em chão parece acolchoado...
A ideia de que a meditação é uma terapia ou age sobre as questões físicas e psíquicas para mim é errada. É como o Respirar...respirar não nos cura...faz-nos viver ou permite-nos viver...RESPIRAR FUNDO, pode até equilibrar os chakras e outros centros nervosos talvez, activar a pineal, como dizem...sim, pode minimizar, mas não nos salva dos conflitos da psique nem dos problemas que criamos na prática em acções diárias, as nossas escolhas, os nossos sentimentos, o que não resolvemos, etc. se nós não fizermos nada por isso.
A vida em si é uma coisa e as circunstâncias da vida são outra...não confundamos! Temos de viver dentro desta realidade e compreender qual é o nosso papel na cena - Maya - ou no mundo em que vivemos...temos inclusive que trabalhar para “viver” - só isso é um drama ...somos escravos do dinheiro quer o tenhamos ou não...Também há sentimentos ou paixões que nos aprisionam e mantêm escravas deles. Há a fome e o desejo, há as necessidades do corpo...do sexo, mas há sobretudo o medo da doença, da morte e a inconsciência total do sentido profundo da vida e do milagre da nossa existência - a absoluta e incrível arquitetura deste corpo magnífico...que nós usamos sem saber quem somos e o que somos...ignoramos a nossa majestade como seres, a nossa grandeza, e que o ferimos e matamos e o usamos como se fosse nosso e o tivéssemos garantido...e contudo...não nos pertence. Essa é a nossa miséria...
Talvez essa ignorância de quem somos e do nosso valor intrínseco como SERES HUMANOS seja a fonte de todo o nosso desequilíbrio, nomeadamente nós mulheres, afastadas da nossa essência e força vital.
rosaleonorpedro
Republicando...

Sem comentários: