O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sexta-feira, agosto 19, 2016

Psicologia Dialética: O SAGRADO FEMININO: A NOVA MODA

Psicologia Dialética: O SAGRADO FEMININO: A NOVA MODA: Adriana Tanese Nogueira Psicanalista Era uma vez as feministas, e antes delas as Doris Gray da vida no seu aventalzinho de cozin...


Excertos de O SAGRADO FEMININO: A NOVA MODA

(...)

"Sinceramente, tenho alergia à modas e clichê.

Para mim o sagrado feminino existe somente em quem assume o fardo do ser mulher e do ser mulher livre. Livre da opinião alheia, livre da benção do grupo, livre da chantagem econômica que maridos e pais impõem, livre da jugo afetivo que a família impõe, livre da necessidade de ser aprovada por um homem – livre de se vender e “prostituir” para agradar, fazer parte, ter dinheiro, status, aplauso.
...
Você não encontrará o “sagrado feminino” num workshop com fogueiras e cantos, danças e pinturas. O feminino sagrado é a Deusa em você, é Deus ao feminino em você que exige seu compromisso e sua lealdade. É começar a reconhecer como sagrada sua voz interior, começar a se ouvir, começar a deixar as tramóias de lado e ser honesta, transparente, impiedosamente transparente consigo mesma. O sagrado de seu feminino aparece quando você para de esconder sua femininidade que obviamente não se resume na sessão ao cabeleireiro e à acadêmia. A deusa em você está na sua exigência de ser mãe com dignidade mas também no parar de ser mãe que produz filhos concretos para produzir filhos espirituais, parir novos mundos para si e a humanidade. O sagrado feminino aparece quando você se recusa a fazer o jogo do sistema capitalista que escraviza mulheres e homens, mães, crianças, pais, natureza, animais, e que para se sustentar exige que cada um amordace sua sensibilidade, sua beleza interior sua delicadeza. Você dá voz ao feminino sagrado quando não vive em função do lucro, quando coloca as relações e o amor acima do lucro sem entretanto se prejudicar porque precisa viver e viver saudavelmente para poder amar mais e melhor.
O sagrado feminino é quando você consegue amar o outro a partir do amor que tem por si mesma, quando você se permite ser tocada lá no fundo pelo outro para assim de verdade compreendê-lo, sentindo de dentro e estando juntos de verdade. O sagrado feminino encara o desafio de como é que isso pode acontecer, sem receitas! Sem receitas, sem gurus. Você aprendendo a andar sobre suas próprias pernas.
A deusa agradece."
(...)
"Vivemos numa sociedade altamente machista não só de homens como de mulheres machista (as piores). O machismo das mulheres vêm às claras no olhar desaprovador que lançam contra outras mulheres que ousam o que elas não tem coragem de fazer, ou que dizem o que elas não tem coragem de dizer, ou que peitam o grupo (feminino, pasmem!) em nome de sua independência de pensamento e autonomia de comportamento. O machismo das mulheres está na competição desregrada e venenosa que travam contra outras mulheres." 
(...)
 "Cadê a deusa em você? Agora, nesse momento? Cadê ela? No workshop que irá fazer nesse fim de semana? Ah... certo. Quero ver onde está o sagrado feminino na sua relação, no seu trabalho, entre você e suas amigas, entre você e a causa social que atende, entre você e seu chefe e sobretudo entre você e os valores que de fato diariamente norteiam sua vida, suas escolhas, suas prioridades."
(...)
de Adriana Tanese Nogueira
Psicanalista

3 comentários:

na central disse...

Rosa, gostaria de elogiar a ousadia que tens em expressar a verdadeira postura do feminino! Quantas mulheres adormecidas sob a asa de um deus que as pune por serem mulheres, por vingar-se da condição criativa e criadora que habita a alma da mulher, mas esta por estar submersa na superfície nem sequer habita o seu ser, tanto que a amaldiçoa e aceita cultuar satélites como a lua a fim de se posicionar como refletora do homem, ou o sol. A lua é um deserto, é uma entidade sem luz própria, tão similar ao ideario misógino em evidência em nosso tempo. Me pergunto, até quando vamos assistir a domesticação, o sofrimento e a dor como a possibilidade de redenção do feminino neste mundo sem alma, porque a alma é a mãe com certeza! Viva a grande mãe que habita em nós!

rosaleonor disse...

Curiosamente pensava precisamente nisso ontem - a Lua ser uma Satélite e mais provavelmente criada por extraterrestres, o que sejam os criadores ... mas segundo os hindus a Mulher é o sol...e tudo isso foi invertido com as visões barbaras no mundo inteiro.
Obrigada pela partilha que me é muito grata!
Sim, fui olhar a tal lua cheia tão promissora e de repente...espera...o que reflete é mesmo só o sol...mas está tudo por redescobrir dentro da Mulher. Viva a Grande Mâe que habita em nós!
obrigada!
rlp

Ná M. disse...

ESSE TEXTO É ESSENCIAL !!!
CONCORDO COM A ROSA
Sempre os Gurus homens, sem entender OQ É SER MULHER, Vindo falar da MULHER, e mulheres TEMEROSAS sem coragem de OLHAR PRA SI é oq temos!!!!!!!!!
SEGUNDO A ESPIRITUALIDADE TRADICIONAL, NÃO PODEMOS NEM PENSAR!!!!!
QUER dizer, AGORA além de transar, pensar é o problema! é um erro !!! ALGO QUE É NATURAL COMO OS PELOS DAS MINHAS PERNAS eu não posso mais fazer!!!!!!!!!!!!
MAS VOU DIZERRR : EU VOU PENSAR SIM! VOU PENSAR QUE ESSA SOCIEDADE É UMA PORCARIA, QUE EU QUERO TRANSAR SEM SOFRER!!!!!!!!!
EU VOU PENSAR COMO EU POSSO C-O-N-S-T-R-U-I-R UM LOCAL EM PAZ ONDE EU POSSA SER .. E- U !!!!!!!!
Tiremos os véus , Rosa!!!!!! Pq o VÉU tem a simbologia da mulher não ter cabeça!!!!!!!! MAS EU PENSO, ROSA, OH sim, EU TENHO UMA MENTE NATURAL COMO MINHA VAGINA E EU PENSO COM ELA!!!!!!!!!!