O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sábado, setembro 05, 2015

Joana Amaral Dias


"A primeira figura política portuguesa a pôr-se a nu"



GRAVIDEZ DE RISCO E UMA FOTO INÚTIL...de risco...

Muita gente reagiu mal e criticou esta foto e eu também fiquei bastante desapontada por ver uma mulher interessante e politicamente tão activa ceder a este mediatismo vulgar das artistas de novelas e sem qualquer moralismo o digo, nem a pretendo julgar, mas sinceramente tenho pena de ver uma mulher psicóloga, que julgava corajosa  e o é  intelectualmente, expor-se à mediocridade e à chacota do publico anónimo e dos "inimigos" políticos sem necessidade...a não ser de projectar uma imagem e popularidade ou ego. Ela é uma mulher bonita e sensual, certamente, mas isto não é nada revolucionário, embora pudesse ser rebelde ou ousado para uma burguesa ou uma católica, mas penso que em nada dignifica a Mulher nem a Mãe...Se estivesse só na foto, creio que seria logo  trucidada pelos hipócritas de serviço, mas como tem "marido" (ou dono?) será relativamente "respeitada"  e haverá muitos - os do politicamente correcto - que não lhe tocarão, mas sinceramente não vejo qualquer necessidade disto...e digo, tenho pena...apenas pena...
 

(Como disse uma amiga, nesta sociedade patriarcal e falocrática, uma mulher que exponha o seu corpo e a sua gravidez - que deviam ser sagradas - é achincalhada de todas as maneiras e por muito "revolucionária" que ela seja, não será imune a tanta maldade e MEDIOCRIDADE - e é por isso que tenho pena...)
 
Sei que ela ficou chocada ou desapontada  por ver e ler as reacções das pessoas a este acto de ousadia, salientando como maldade ou contradições da parte de mulheres que defendem as mulheres etc., mas na verdade eu não julgo as mulheres pelas suas atitudes e actos, sejam eles quais forem, mas só e apenas neste caso, lamento a sua ingenuidade em expor-se ...e o dar pérolas a porcos...pois para mim é esse o caso e mais nada.
(Disseram-me que gostava e defendia os "piropos"...e então levou isto ao extremo...?)

Disse isto no Facebook  e volto a dizer aqui com muita, mas muita pena mesmo ter visto uma mulher inteligente e brilhante posar nua (embora abraçada pelo pai da criança) numa revista estupida e vazia que vende o nu (tanto do futebolista, como da corista ou da artista de telenovela - ah pois todos iguais, é nobre...) e disso faz comércio para alimentar apenas vaidades e egos e que é vendida a gente futil e inutil que vive de parvoíces e se alimenta de escandalos e polémicas e sim volto a dizer - e gostaria se pudesse dizer-lhe a ela pessoalmente com toda a cordialidade -, que tenho muita pena que ela se tenha sujeitado a tudo isso por se imaginar liberta e muito senhora do seu dominio "politico" sem perceber que vive num mundo de homens machistas e mesquinhos e acreditar que vive num Pais democrático onde a mulher é igual ao homem...o que prova o quanto está desfazada da realidade. Os politicos não lhe vão perdoar e vai ser alvo de chacota interna onde quer que seja e objecto do olhar predador do macho latino...que nunca mais a levará a sério...

A questão importante para mim é que o desfazamento das realidades profundas ou do país profundo leva estas mulheres tão inteligentes a exporem-se desta maneira por pensarem que são modernas e corajosas ou destemidas quando afinal nem percebem que vivem ainda num país de marialvas e cretinos, futebolisticos, forcados e politiqueiros...todos os seus camaradas a vão gozar tanto como os seus inimigos politicos - tirando os "politicamente correctos" - ou salvo alguma excepção à regra.
Sim, continuo a ter muita pena desta Mulher que admirava assim como de tantas outras que podiam fazer a diferença e não fazem porque são tão ingénuas que creem na "igualdade"...e na fraternidade....entre homens e mulheres!

rlp

Sem comentários: