O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sábado, julho 18, 2015

VERDADES INCONTORNÁVEIS


O SABER DE UMA MULHER QUE (NOS) ABRAÇA

"Há um homem no inconsciente de uma mulher e uma mulher no inconsciente do homem. Esta verdade ocorreu aos grandes santos e profetas há muito tempo. Isto é o que o conceito Ardhanariswara (metade Deus e metade Deusa) na fé hindu.
Os homens também sofrem muito como resultado do exílio do princípio feminino do mundo. Por causa da opressão das mulheres e a supressão do aspecto feminino dentro dos homens, a vida dos homens tornou-se fragmentada, muitas vezes dolorosa. Os homens também devem despertar para as suas qualidades femininas. Eles devem desenvolver empatia e compreensão em sua atitude para com as mulheres, e na forma como eles se relacionam com o mundo.
As estatísticas mostram que os homens - não mulheres - cometem a maior parte dos crime de assassinatos neste mundo. Só o amor, compaixão e paciência - as qualidades fundamentais das mulheres - podem diminuir as tendências agressivas dos homens. Da mesma forma, há mulheres que precisam das qualidades dos homens, de modo que sua bondade e pureza não as imobilize. Hoje, quando a concorrência e a raiva são a norma em todos os lugares, é a paciência e a tolerância das mulheres que criam a harmonia que existe no mundo.
As mulheres são o poder e o próprio fundamento da nossa existência no mundo. Quando as mulheres perdem o contato com seu verdadeiro eu, a harmonia do mundo deixa de existir. Assim, é fundamental que as mulheres em todos os lugares façam todo esforço para redescobrir sua natureza fundamental, pois só assim poderemos salvar este mundo. Hoje o que o mundo realmente precisa é de cooperação entre homens e mulheres, com base em um senso firme de unidade na família e na sociedade. Guerras e conflitos, todo o sofrimento e falta de paz no mundo de hoje, certamente vai diminuir, em grande medida, se as mulheres e os homens começarem a cooperar e apoiar uns aos outros. A menos que a harmonia é restaurada entre o masculino e o feminino, entre homens e mulheres, a paz continuará a ser não mais do que um sonho distante.
Existem dois tipos de linguagem do mundo: a linguagem do intelecto e da linguagem do coração. A linguagem do intelecto racional seco gosta de discutir e atacar. Agressão é a sua natureza. É puramente masculino, desprovida de amor ou qualquer sentimento deparentesco. Ela diz: "Não, só eu estou certo e você está errado, mas eu tenho que provara todo o custo, de modo que você vai se render a mim." Controlar os outros e tornando-os bonecos que dançam de acordo com a sua música é típico daqueles que falam esta língua. Eles tentam forçar suas idéias aos outros; seus corações estão fechados; eles raramente consideram os sentimentos de outra pessoa. Sua única consideração é o seu próprio ego e sua ideia de vitória.
A linguagem do coração, a língua do amor, que está relacionado com o princípio feminino, é bem diferente. Aqueles que falam esta língua não se preocupam com o seu ego. Eles não têm interesse em provar que eles estão certos ou que qualquer outra pessoa está errada. Eles estão profundamente preocupados com seus semelhantes e deseja ajudar, apoiar e elevar os outros. Em sua presença a transformação simplesmente acontece. Eles são os doadores de esperança tangível e de luz neste mundo. Aqueles que deles se aproximam, renascem. Quando tais pessoas falam, não é uma palestra para impressionar ou para argumentar - é uma verdadeira comunhão de corações.
 
O amor verdadeiro não tem nada a ver com luxúria ou egocentrismo. No amor verdadeiro, você não é importante; o outro é importante. No amor, o outro não é o seu instrumento para satisfazer os seus desejos egoístas; você é um instrumento do Divino, com a intenção de fazer o bem no mundo. Amor não sacrifica os outros; o amor dá alegria de si mesmo. O amor é altruísta - mas não o altruísmo que empurram as mulheres para o fundo, tratando-as como objetos. No amor verdadeiro, você não se sente inútil; ao contrário, você expande e torna-se um com todo - tudo abrange, sempre feliz.
Infelizmente, no mundo de hoje, é a linguagem do intelecto que prevalece e não a linguagem do coração. Os representantes da luxúria e do egoísmo - não de amor -dominam o mundo. Os antigos ensinamentos dos sábios têm sido distorcida para caber dentro dos quadros estreitos de desejos egoístas dos homens. O conceito de amor foi distorcida. É por isso que o mundo está cheio de conflitos, violência e guerra.
Um coração feminino e um intelecto masculino devem se unir e operar como uma entidade. Este é o caminho para resolver conflitos, violência e guerra.
A mulher é a criadora da raça humana. Ela é a primeira Guru, o primeiro guia e mentora da humanidade. Pense nas tremendas forças, positivas ou negativas, que um ser humano pode dar para o mundo. Cada um de nós tem um efeito de longo alcance sobre os outros, quer estejamos conscientes disso ou não. A responsabilidade de uma mãe,quando se trata de influenciar e inspirar seus filhos, não pode ser subestimada.

Há muita verdade no ditado que diz, que há uma mulher forte por trás de cada homem de sucesso. Onde você vê, pessoas pacíficas e felizes; onde você vê as crianças dotadas de qualidades nobres e boas disposições; onde você vê os homens que têm imensa força, quando confrontados com o fracasso e situações adversas; onde você vê as pessoas que possuem uma grande medida de compreensão, simpatia, amor e compaixão para com os que sofrem, e que dão de si para os outros - normalmente você vai encontrar uma grande mãe que os inspirou para se tornar o que são. As mães são as que são mais capazes de semear as sementes do amor, da fraternidade universal e paciência nas mentes dos seres humanos. Há uma ligação especial entre a mãe e a criança. Qualidades interiores da mãe são transmitidas para o filho, mesmo através de seu leite materno. A mãe entende o coração de seu filho; ela derrama o seu amor para a criança, ensina-lhe as lições positivas da vida e corrige os erros da criança. A mente de uma criança é como um piso recém-cimentado. As impressões feitas no cimento fresco permanecerá lá. Os bons pensamentos e valores positivos que cultivamos em nossas crianças vão ficar com eles para sempre. É fácil de moldar o caráter de um filho quando ele ou ela é muito jovem, e muito mais difícil fazê-lo quando a criança cresce."

Amma

(Sri Mata Amritanandamayi Devi)

Sem comentários: