O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

segunda-feira, abril 02, 2012

PORQUE ADOECEM AS MULHERES...



"Corpo de Mulher, Sabedoria de Mulher"
»»»
 
A organização patriarcal da nossa sociedade exige que as mulheres, os seus cidadãos de segunda categoria, ignorem ou rejeitem as suas esperanças e sonhos por deferência aos homens e às exigências das suas famílias.

Este sistemático bloqueio, ou negação, das nossas necessidades de auto-expressão e auto-realização, provoca em nós uma enorme dor emocional. Para esconder as suas dores, as mulheres habituaram-se a usar adictivos e desenvolveram comportamentos de dependência que levaram a um ciclo infindável de maus tratos que nós mesmas ajudamos a perpetuar.

Se formos maltratadas, ou se nos maltratarmos, ficaremos doentes. Quando adoecemos, somos tratadas por um sistema médico patriarcal que vai rebaixar os nossos corpos. Muitas de nós não recebemos cuidados médicos eficientes ou, pelo menos...
, não recebemos a mesma qualidade de cuidados médicos que os homens recebem para o mesmo tipo de doença. Por isso, frequentemente, ficamos mais doentes ou desenvolvemos problemas de saúde crónicos para os quais a instituição médica não tem respostas ou soluções.

Este é o ciclo que caracteriza os nossos cuidados médicos actuais. E as mulheres estão cada vez mais a aperceber-se de que, esforçarem-se por serem bem sucedidas "como um homem", também põe a sua saúde em risco.
   

»»
in "Corpo de Mulher, Sabedoria de Mulher" de Christiane Northrup
»»
 
NOTA A MARGEM...
»»»
 
Por vezes amigos/as  comentam comigo QUE EU SOU DEMASIADO RADICAL NAS MINHAS POSTAGENS...e no caso dos homens, comentam que eles também sofrem repressões e são vítimas do Sistema: sem dúvida...Eu não nego isso, mas o sistema é falócrático e masculino e as mulheres são as suas vítimas preferenciais...Não nego que os homens não sofram mas a questão aqui é o que eles de facto fazem sofrer as mulheres regra geral...porque o contrário também acontece e é em consequência de um sistema viciado que corrompe e violenta todos os seus componetes, mas a mulher é e sempre foi, desde há séculos, o "bode expiatório" de todos os males...e de todas as guerras...e todas as perseguições...
Muitas mulheres inclusivé me dizem que eu exagero...e qualquer mulher adaptada e conformada ou domesticada ao Sistema Patriarcal o defende e me achará a mim exacerbada...E não são as mulheres pobres nem infelizes nem as prostitutas ou as mulheres que sofrem de violência doméstica etc. que o acham... mas as  "filhas do papá"...que ainda as há e muitas - as advogadas, as médicas, as profissionais de carreira, as juizas, as militares, as jornalistas e até escritoras - e cuja mãe para elas não existe e mantêm uma luta feroz contra as outras mulheres...Costumo dizer que são as Atenas, as mulheres que nasceram da cabeça do Pai, Zeus...as mulheres que pensam como os dominadores ancestrais, que usam exclusivamnete o cérebro esquerdo...e negam as emoções ou nem sequer as têm...
rlp

Sem comentários: