O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quinta-feira, setembro 23, 2010

A DEUSA NA MITOLOGIA DA CHINA

Nu Kua

Deusa na mitologia da China que criou a humanidade. Muito poderosa, metade humana e metade serpente. Ela é associada à chuva, poças de àgua, lagoas, lagos e outros lugares onde as àguas param e são populadas por criaturas Anfíbio e peixes.

Há cerca de seis ou sete mil anos havia um mito universal de que todos os seres eram provenientes do Útero de uma Mãe Cósmica; tal mito da criação universal teve lugar durante uma fase informe do mundo, aonde nada podia ainda ser identificado. Inicialmente cultuada na Índia, como Kali, a Mãe Informe, recebeu depois o nome de Tiamat (Babilônia), Nu Kua (China), Temut (Egito), Têmis (Grécia pré-helênica) e Tehom (Síria e Canaã) --este último foi o termo usado mais tarde pelos escritores bíblicos para Abismo

Continue a ler em http://sagrado-feminino.blogspot.com/

4 comentários:

Anónimo disse...

Morreu o carinho, o amor, o respeito, o matriarcado, o útero... Mas não digam que a Deusa também morreu... A Deusa simplesmente é ignorada, regeitada, mal tratada!!

A Deusa precisa de amor... E a Deusa está no nosso coração, basta aceita-la!!!
Amando-nos uns aos outros e a nos proprios, assim amaremos também a Deusa!

Que a Deusa não seja mais ignorada nos nossos corações!!

Helena Felix (Gaia Lil) disse...

Que possamos todas nós nos unirmos através do sibolo Dela e que o poder Dela flua em nossos corações.
Como eu havia publicado, não sei se você leu no seu ultimo comentário, eu havia começado a me sentir desanimada com este trabalho todo pelo fato de conviver também numa região aonde a religião unanimente pertence ao pai e qualquer forma de uma espiritualidade mais profunda é mal vista...Coisa de feiticeira, macunbeira...Enfim creio que estes periodos de preguiça ou desanimo sempre nos ocorrem mas como dizem sempre voltamo nos para a Grande Mãe em busca de conforto e ajuda.

Abraços bem apertados.

rosaleonor disse...

"A Deusa precisa de amor... E a Deusa está no nosso coração, basta aceita-la!!!
Amando-nos uns aos outros e a nos proprios, assim amaremos também a Deusa!"
Falta amarmo-nos a nós próprias e umas às outras...enquanto mulheres e ...deusas!

- grande abraço, no amor da Deusa Sophie...

rosaleonor disse...

Realmente para que a Deuas se manifeste a Mulher precisa de se amar e repeitar completamente e acreditar nela própria...e na sua alma...feminina! Como o homem precisa acreditar nas mulheres e no seu feminino!

muitos beijinhos minha querida!

rosa leonor