O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

segunda-feira, maio 24, 2010

O RETORNO À DEUSA


CAMINHO PARA A INICIAÇÃO FEMININA

"O retorno à Deusa, para renovação numa base de origem e num espírito feminino, é um aspecto vitalmente importante na busca que a mulher moderna empreende em direcção à totalidade.

Nós, mulheres que alcançamos sucesso no mundo, somos, via de regra, “filhas do pai” , ou seja, somos bem adaptadas a uma sociedade de orientação masculina, e acabamos por repudiar nossos instintos e energias mais integralmente femininas, rebaixando-as e deformando-as da mesma forma que a nossa sociedade o fez.

Precisamos retornar a esse mundo e redimir o que o patriarcado frequentemente considera apenas como uma ameaça perigosa, chamando-a de mãe terrível, dragão ou bruxa."
 

De SYLVIA B. PERERA
***
SEM A DIMENSÃO DO SAGRADO FEMININO, SEM A CONSCIÊNCIA DA SUA PARTE INSTINTIVA QUE FOI REPRIMIDA E REGEITADA PELO PAT
RIARCADO A MULHER NÃO PODE ATINGIR A PLENITUDE DO SEU SER.
A GUERRA, A VIOLÊNCIA EM GERAL E A "VIOLÊNCIA DOMÉSTICA" PRENDE-SE COM A FALTA DE RESPEITO PELA DIMENSÃO SAGRADA DA MULHER E DA NATUREZA E A IGREJA CATÓLICA TEVE UM PAPEL DIRECTO NO SEU REBAIXAMENTO SENÃO MESMO AVILTAMENTO AO CULPAR A MULHER DA QUEDA.

É COM ESSES OLHOS QUE O HOMEM QUE A DESPREZA E VIOLA A VÊ...
O "PECADO" DA MULHER, SAÍDA DA COSTELA DE ADÃO, VOTADA AO DESCRÉDITO E À SUBMISSÃO AO MACHO, TEVE DE SER COBERTO COM UM VÉU NA IGREJA. ESSE VÉU ERA O MESMO QUE A BURKA NO ORIENTE, MAS MAIS DISFARÇADO...
RLP

2 comentários:

Anónimo disse...

Queria mesmo vive em um tempo onde a mulher fosse respeitada como diferente e igual.
A mulher moderda acaba sendo a "feminista" e tem que viver no mundo dos homens do jeito dos homens. e para ser respeitada tem que se parecer com ele. isso me deixa triste.

Acho que fui meio confusa nesse comentario... você escreve muito bem, te adimiro demais, quero um dia escrever bem tal como você.

Ass. Priscilla Valdragon
Rio de Janeiro, Brasil

rosaleonor disse...

Percebi muito bem o que me diz...agradeço as suas palavras.
escreva sem medo, não se importe com o resto.
um abraço
rleonor