O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

segunda-feira, outubro 20, 2008

FALAR DE MULHERES E DEUSAS...


Pq falar da mulher, de Mulheres e Deusas ou de Lealdade Feminina, por exemplo, ao invés de falar de homens, ou de abolir os rótulos...

...Well...


Só com mais algum tempo, experiência, leituras e percepções a Cristina poderá começar a perceber que existe um princípio feminino cujo espaço e importância é negado na sociedade patriarcal...E enquanto a Mulher, a Deusa não voltar a ocupar o seu lugar, anulando essa sociedade patriarcal, em detrimento do surgimento de uma nova sociedade, matrilinear, não haverá esse desaparecimento das diferenças e rótulos...

As mudanças são um pouco mais profundas do que podemos pensar...

É comum esse questionamento, sendo que eu mesma tbm o fiz, e faço muitas vezes... mas a verdade é que isso é mesmo em parte, uma qualidade da mulher, naturalmente voltada para uma vivência comum, comunitária, de partilha, de compaixão, de altruísmo, de igualdade, de cuidado de mãe, de proteção à vida, preservação, natureza...etc...Por outro lado, uma característica negativa, de por tudo e qqr coisa à sua frente, e dar mais importância a coisas exteriores do que a si mesma... por falta de estima, por falta de reconhecimento, de auto-valorização, de auto-consciência de si mesma, de ser mulher, de ser deusa, e do que é o feminino sagrado, e de sua ausência no mundo patriarcal...

A caminhada é longa, Cristina, e começa sempre com o primeiro passo... E este vc já deu... continue em frente...Mais à frente vc poderá perceber, que não se trata dehomensxmulheres, mas sim de por baixo de todo um sistema social baseado em injustiça e medo, em dominação, exploração e violência, que embora tendo como base uma questão de usurpação do trono da Deusa Terra, e do banimento desta e do principio feminino na superfície terrena, não se prende apenas ou simplesmente com uma mera questão de gênero ou de sexo...

O buraco é muito mais fundo, isso é apenas a pontinha do iceberg da mudança de paradigmas pela qual estamos passando, mudança de muitos aspectos da vida em mudança, inclusive tbm nós, mulheres em transição... que um dia começamos a questionar umas coisas, depois outras, e outras e outras... e depois vamos passando a ação e à praticas, que resultaram na construção de um novo modelo social... E, felizmente, não há retorno...maktub...

A RESPOSTA de Nana Odara

7 comentários:

renato gomes pereira disse...

Para os homens (masculinos) existem dois ou três simbolos femininos... A Mãe - A Irmã - A Amante...

Desta trilogia faz parte o equilibrio masculino...na falta de alguma... existe desiquilibrio...ou se sublima ou mergulha no abismo...

por isso as mulheres são o mais importante para os homens...

Sem isso transforma-se num predador...numa fera sedenta...

Todos os animais são domesticáveis até provarem o sangue...

Nana Odara disse...

Acho que faltou referenciar aqui A FILHA...
Pra mim, uma personagem fundamental, o homem que tem filha, e a ama, e cuida dela, desde os primeiros dias, ou se por algum motivo a mãe falta e o homem se vê obrigado a fazê-lo, isso faz com que ele naturalmente desenvolva um potencial de sensibilidade antes desconhecido, e por desejar pra ela um mundo melhor, muitas vezes encontra em si mesmo um ponto de mudança interior, que vai afetar outros aspectos da sua vida e da vida social...

Não é à-toa que nas sociedades matrilineares, são os homens e não as mulheres quem cuida das crianças, após o desmame...

os efeitos desse amor são profundos e duradouros...

Anónimo disse...

claro.. cuidar das crianças...eh!eh! O Papá paga a prestação, a mamã vai prá desbunda e a filha pró infantário... Ih! ih!..felizmente que já há juizes e juizas que se não deixam enganar pela chantágem de algumas "mamâs"...

A FILHA é par o pai o mesmo que o FILHO é par a mãe...

Um verdadeiro Pai, sofre mais com a desdita doa filha do que do filho..."até porque um Homem não chora"...e é por isso que qualquer mulher quebra qualquer homem chorando...pois liga o Botão de PAI e Protector...

Anónimo disse...

Nana Odara...acho que vai ter de responder a este senhor...

abraço

rosa leonor

Anónimo disse...

Acho que não vale a pena, ele não entendeu nada do que eu disse...
kkkkkkk...
Deve ter referências muito fortes de mulheres choronas e chantagistas e se sente vacinando achando que tudo que é mulher, filha e esposa é a mesma coisa...

Nem os homens são todos iguais nem as mulheres...


Mas a FILHA de que eu falei é ooooooooooutra história...

Nana

Anónimo disse...

Pressuponho ainda que não existem seres assexuados...admitindo poder existir bissexuados...ou seja fisicamente hermafroditas...

...ou psicológicamente..sendo neste caso seres psicóticos...

Toda a "femininista" é um "machista invertido"...

" Dominus et domine"

Anónimo disse...

rsrsr mas que homem ridiculo defendendo seu inutil patriarcado