O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sábado, julho 05, 2008

MAPA DE UM PORTUGAL HISTÉRICO E MEGALÓMANO

Portugal é só Lisboa e Porto e Madrid...o TGV, a nova Ponte e o novo Aeroporto, para turistas de Alcochete, enquanto o fogo devasta e a desertificação aumenta...
A água diminui e é mal gerida pelas suas companhias, as energias são caras e gastas estupidamente... e oferecem-se carros aos gestores, com aliàs em todos os sectores...
A gasolina aumenta, não vai parar, mas os carros são os melhores e de marca, são milhares e proliferam os desatres mas são os mais caros para os ordenados mais baixos da Europa...e cada vez se fazem mais auto-estradas e mais casas para nada...As dívidas à Banca aumentam o povo está doente e deprimido e sem esperança de nada mas o sorriso ignóbil do 1º ministro é socrático...


(Importante não é o Ar que se respira mas o petrólio...mas isso é igual em tudo o mundo e só nisso nós somos universais...)

Em suma este É um País fantasma de Norte a Sul...ignorante e sujo e só nas montras parece civilizado e europeu...No Allgarve e no Estoril...
Lisboa...é só um tratado... E o resto é Fogo...de artifício...

Mas é verdade, só em Lisboa se pensa e pensa que é culta...e o Porto ressente-se... e vinga-se no Futebol - mete golos - e ganha sempre... comprando ou não os árbitos...

Lisboa vive com meia duzia de intelectuais e escritores ou pintores e comendadores, armados ao pingarelho, que nos comem por parvos e vivem como abutres dos restos mortais dos descobridores e dos poetas magníficos desde Camões a Pessoa, e de resto, todo o resto mesmo que é quase tudo, é um povo ignorante e pobre ou provinciano. Os homens só lêm e pensam, lutam e discutem os tramas das mafias do Futebol, os seus nababos presidentes e seus jogadores heróis milionários.

As mulheres portuguesas essas levam pancada, vivem de telenovelas ou de revistas cor-de-rosa e vão a Fátima rezar à virgem de Pedra...vão de joelhos e confessam-se ainda pecadoras e as de todas as classes fazem peregrinações, desde as tias às enteadas...
Sim, talvez já não tenham bigode nem usem xaile...como as retratam ainda os antropólogos estrangeiros de Paris a Londres ou no Brasil é visto o nosso folclore...talvez se depilem como vêm nos anúncios e nas telenovelas que chegam a todo o lado...ou forçadas pela competição sexual com as tiazinhas brasileiras do strep e vão também à cabeleireira e ao café do lado falar mal das meninas, enquanto umas tantas armam em madames em vêz de concierges e são da Lata ou do Restelo... talvez do Bulhão? Não isso é a Praça mais famosa do Porto, mas então onde é que se encontram as chiques do norte? Não sei... Só conheço de tanto ouvir falar do Pinto da Costa e da Carolina Salgado, o par por excelência da vida social portugesa...
rlp

Nota à margem:

Claro que esta é a versão fadista e fatídica do país, confesso o meu lado dramático e negativo para não dizer destrutivo, (estão a ver a bruxa má não é? aquela que está sempre a empatar as fadinhas...), mas na próxima, juro, darei uma visão "positiva" e light do país maravilhas e do Cristão Ronaldo no Real Madrid!

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia cara amiga Rosa:

Agradecia imenso que tirasse o meu texto: "O calor que nunca mais acaba". Acho-o um pouco desagradável. Foi um momento de revolta e indignação por ver o país e o mundo como estão, como a Rosa também costuma sentir, mas eu quero passar a escrever textos mais sobre espiritualidade, mitologia, esoterismo e poesia (Afinal, as minhas paixões...)Temos que escrever coisas que ponham os portugueses em união e harmonia e não o contrário.

Um abraço,

André

p.s.: Não ponha este comentário tambem no seu blog, por favor. Um abraço fraterno e místico

Anónimo disse...

aNDRÉ, não sei se encontrarei o seu texto e terei muito gosto em o apagar assim como não me passaria publicar este comentário. Só publico o que já é publico nos comentários e o que me parece lúcido...e o seu texto era lúcido. E se quer que seja sincera digo-lhe que a visão unilateral e positiva das coisas é só uma forma redutora de ver as ver e por sinal bem católica! O bem e o bom o belo e justo etc. parece-me bem religiso. Não tenho essa perspectiva das coisas. a Visão lúcida está acima da dualidade e não pende para nenhum lado...vê o que vê aponta e não julga...mas deixar de ver o que está errado para ver só o que está lindo...é o nosso erro humano. Não há nada neste mundo que não tenha as duas faces...o amigo torna-se inimigo, o amante em desamante, o fiel infiel etc. A saída é por cima e nunca por um dos lados, senão andamos sempre todos na mesma ora somos bons ora somos maus...
Além de que não simpatizo nada com essa fórmula new age de sermos positivos...para construir o bem na terra...porque é igual em sermos maus.Sou velha meu amigo, já dei a volta ao texto...e logo que encontre o seu texto tiro-o, mas não se preocupe que nninguém vai aos arquivos.
boa sorte rosa leonor