O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

terça-feira, abril 08, 2008

reposta a uma alma conhecida


MOLOI LORASAI disse...

eu não sou retórico, eu não tenho Deusa que me acompanhe, tento falar falando. (…) Interesso-me pelo blogue da Rosa Leonor não pelas Deusas ou sua batalha.

Moloi, apetece-me dizer-lhe a si isto: eu podia, era meu caminho digamos, ter desenvolvido um trabalho estético, poético, inspirado, ou mesmo místico-esotérico apenas, mas a parte missionária ou militante em mim foi mais forte (ou mais fácil?) e optei por um trabalho complexo e hostil...que é a busca e afirmação do lado feminino da humanidade dentro de uma concepção do Sagrado juntando o Profano...

Quando leio livros ou visito os raros Blogues cuja estética e qualidade poética é realmente boa, fico com uma certa inveja-desejo; sinto a dor aguda da beleza pura e sou transportada...é como que um efeito hipnótico que me eleva a memórias frágeis, difusas, como o dia de hoje de tempestade, chuva e vento e saudade.
A Deusa pode ser só metáfora, mas também o Nome evocado, o lado da experiência do coração, da emoção ou do lado do cérebro não cognitivo. É um vasto território por redescobrir, é o Império do 6º sentido…não o 5º…
Todos temos mãe e a negamos na sua essência, todos evocamos a musa mas fingimos que não, ou então sonhamos a amante ideal que odiamos...é o nosso lado oposto e complementar. Sem medo nem preconceito, a Deusa interior é a minha paixão...sendo eu mulher não se compreende bem, mas pode ser missão ou sacrifício desta encarnação.
Rendo-me assim à força da Deusa em mim como me rendo ao único Mestre que reconheci fidedigno.

E DIZIA EU QUE ERA SACRIFÍCIO esta causa às vezes sentida como perdida da Deusa...mas o que é que eu sacrifico realmente?

Sacrifico o meu intelecto vaidoso, a minha mente ávida de conhecimento e de reconhecimento, a minha identidade periférica, o meu ego literário e poético; sacrifico a minha projecção social e intelectual de mulher activa e integrada numa sociedade bem pensante...
Nunca serei famosa nem citada pela elite do pensamento actual...
Deste modo não tenho nem nunca terei credibilidade nem renome...não sou nem serei levada a sério por intelectuais por poetas ou jornalistas, nem faço parte das elites literárias ou mundanas nem das espirituais sequer e nem mesmo daquelas que se dizem marginais ou verdadeiras...

Ficarei sempre do lado da Sombra, onde a luz ilumina os que nada têm para se vangloriar.
rosa leonor pedro

6 comentários:

MOLOI LORASAI disse...

ainda bem, que ser famoso/a hoje em dia é de um ridículo teatral onde o palco é o mundo.

Quem é que conhece José Agrippino de Paula, mestre confesso de Caetano Veloso, que na presença daquele ficava embaraçado.

Escreveu PANAMERICA, mitologia onde deuses e deusas eram Marylin e outros do gênero.

MOLOI LORASAI disse...

continuando ...

algo pre-existente a tudo, em 1982 na cidade de Milão êle disse: eu revelo o Verbo.

antes e depois, vasculhei bastante
o mundo espiritualista e afins e não descobri alguém capaz de fazer o mesmo.
diriam muitos: lá vem o Moloi com sua mania que sabe tudo...

ele não fala mais assim, fala de outra maneira, já foi condecorado em Curitiba como embaixador da paz.

O desejo e a mente não querem saber do Verbo para nada.

alguém capaz de revelar o Verbo para mim é único.

Sei que se algum "fabricante" lesse isto ficaria chocado, porque está fora do código de crença actual.

Anónimo disse...

eu cá só tenho a dizer:

"Quem não sabe uivar não encontrará a sua matilha"

Abraço fraterno Querida Rosa.

Anónimo disse...

Moloi, a gente sabe...e isso faz a diferença. Eu nunca falo ou quase não falo nem ele fala já assim...mas na verdade o que marca é mesmo o Verbo e como você diz "alguém capaz de revelar o Verbo para mim é único". Nesta perspectiva a fama a gloria e o reconhecimento não valem nada eu sei, nem me estava a queixar, era só uma explicação publica, superficial, mas ao mesmo tempo para mim mesma...como teria sido se ele não tivesse aparecido na minha vida?

abraço

rosa leonor

Anónimo disse...

Cristina:

Finalmente apareceu...eu nunca mais fui a Lisboa.
sim as mulheres têm de aprender a uivar com os lobos, a voltar à sua essência perdida ao seu lado instintivo. Queria mandar-lhe um vídeo incrível, mande-me o seu email.

até breve, espero

abraço grande
rosa leonor

Anónimo disse...

espero que ninguém carregue no adam brawn!!!!

...DEVE SER VIRUS...

ROSA LEONOR