O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

terça-feira, abril 15, 2008

A PERSEGUIÇÃO ÀS MULHERES

EM PORTUGAL, OS POLÍTICOS SÃO MESQUINHOS E INVEJOSOS, MAS DAS MULHERES ENTÃO NÃO SUPORTAM QUALQUER SOMBRA...
(…)
"A RTP contratou Fernanda Câncio para ela fazer aquilo que faz há anos com mérito: reportagens sobre questões sociais. A Câncio é repórter, já trabalhou em televisão (na SIC) e as questões sociais são a sua área de especialização. A RTP não a contratou para um cargo, mas para um trabalho. Por chicana política, por julgar que ganha pontos sobre o partido do Governo, um partido da oposição não se importou de insultar uma trabalhadora, enquanto trabalhadora. Rui Gomes da Silva insultou-a dizendo que a RTP a foi buscar "única e exclusivamente por razões que são de todos conhecidas". E que essas razões são "um relacionamento com o primeiro-ministro". Pois a mim mais natural me parece que se contrate Fernanda Câncio como repórter do que Rui Gomes da Silva para dizer coisas em nome de um partido. (...)
Num país de apêndices militantes, gente que se baba por frequentar os poderosos - e faz gala de o mostrar -- haja alguém como a Câncio que, se anda com o primeiro-ministro, não aparece. Essa é que era a frase, Rui Gomes da Silva: se não aparece, é. A Fernanda Câncio é." Ferreira Fernandesj ornalista

Enquanto em Portugal as mulheres são impedidas de exercer cargos e sofrem ataques de políticos imbecis e incompetentes que discutem ninharias o nível das comadres de bairro, em Espanha Zapatero elege Nove mulheres e oito homens no seu novo Governo.
(…)
"O dirigente socialista José Luis Zapatero apresentou ontem o novo Governo espanhol que, pela primeira vez na história do país, é maioritariamente feminino. Num total de 17 ministérios, nove são da responsabilidade de mulheres.
(...)
"O responsável socialista salientou o seu intuito "modernizador" e "força política" para ultrapassar os desafios que se colocam ao Governo. Entre estes identificou como prioritários "o crescimento económico", "as alterações climáticas" e a "igualdade entre homens e mulheres".
O primeiro e terceiro tópicos são temas de máxima actualidade em Espanha, com os indicadores a registarem o abrandamento do crescimento económico e a aceleração da inflação para valores máximos da última década. No plano social, a violência doméstica assume proporções alarmantes com 71 mulheres mortas pelos maridos ou companheiros em 2007 e mais de 80 mil sujeitas a medidas de protecção. "
- ABEL COELHO DE MORAIS

4 comentários:

Anónimo disse...

Eu teria dito "...ao nível dos COMPADRES de bairro"!!!

Anónimo disse...

Achei um bocado aberrante e estranho o Zapatero ter escolhido uma mulher para ministra da defesa, ainda por cima muito nova e grávida de sete meses...Acho que mulheres e exército não juntam bem...E para quê continuarmos com ministérios da Defesa? O culto da virilidade continua...E este governo do Zapatero não veio mudar nada esse aspecto...Tem muitas mulheres, mas mulheres Atenas saídas da cabeça de Zeus...Eu tenho esperanças em governos mais à esquerda como o que promete o de Obama...

Abraço

André

Anónimo disse...

Pois tem razão, não devia denigrir as comadres que afinal são mais sérias que todo esse compadrio político, mas é a força da expressão que sempre nos lixa a nós e eu caio na esparrela...como viu. A linguagem é também contra nós...obrigada por estar a tenta...
Abraço
rosa leonor

Anónimo disse...

Já sabia que você ia criticar o Zapatero...e a mim. Eu não acredito em políticos homens nem mulheres; só achei interessante a diferença e o contraste, foi só por isso que eu postei os excertos de artigos do dn, mais nada. Até concordo com as atenas mas nada vai mudar por aí. só a mudança de consciência individualemente, cada um de per si... A nova ordem não será política nem ideólogica nem moral. Será Só pela manifestação de uma Consciência superior interior pela inteligência do coração.
Porque é que eu ainda lhe respondo? Porque você é um miudo bem intencionado!!!
Abraço amigo
rosa leonor