O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

segunda-feira, abril 28, 2008

A IMPORTÂNCIA DO SANGUE


QUEBRAR O TABU MILENAR RELIGIOSO

"A menstruação é parte integral do desenvolvimento da espiritualidade das mulheres, tanto no plano individual como no coletivo. Para as mulheres, enquanto indivíduos, a valorização do poder da menstruação é fundamental para a nossa capacidade de atingir essa "Velha que sabe", essa Deusa Interior. É importante renovar nosso espírito, reescrever a celebração do poder da Mulher que, enraizada em seus mistérios, sana sem mais demora as feridas na terra, promove igualdade entre os povos e a Paz por meio da cultura.

Esse novo corpo feminino que se molda e vem surgindo em movimento de valorização dos aspectos e protagonismo femininos revela um enorme potencial das mulheres em mudar o curso da história. Algumas já voltaram a se organizar em círculo (forma de troca de informação sem hierarquia e democrático) para discutir sobre direitos da mulher, da Terra e de seus filhos; para encorajar mulheres a voltarem a ter seus filhos com um mínimo de dignidade, se sentido empoderadas tendo parto natural; outras sabem que amamentar é um ato de amor e que trazer os filhos pertinho, no sling forma seres seguros; há as que já preferem e sabem que menstruar significa uma grande arma de poder que é utilizada para sua evolução e para o planeta e o fazem de forma ecológica, utilizando almofadas menstruais reutilizáveis, sem poluir seu corpo nem a natureza. Tudo em um movimento de conservação planetária, de cura da Terra, de cura da sua comunidade, da cura de si mesma. Ahow!!
Ode ao processo de criação de uma nova cultura de poder e real beleza!! Ode ao engajamento na jornada interna que leva à profunda transformação dos registros do patriarcado na psiquê feminina.
QUANDO?
Na segunda-feira antes do Dia das Mães (5 de maio)... Porque a menstruação vem antes da maternidade... E, geralmente, depois dela também.
POR QUÊ? Para:
Recuperação do Ciclo de Sangue feminino como arquétipo positivo da identidade de gênero.
* criar senso de humor sobre a questão da menstruação
* encorajar as mulheres a se empoderar de sua saúde reprodutiva e menstrual
* criar uma maior visibilidade sobre a questão da menstruação, em filmes, na mídia impressa, na música e outros meios de comunicação
* aumentar a honestidade em relação a nossa menstruação em nossos relacionamentos
ONDE?
Na sua sala,no seu quarto, na sala de aula ou no seu apartamento, na casa das amigas, em um parque ou qualquer outra área aberta, na sua faculdade, no centro das cidades, em bares ou restaurantes, qualquer lugar!
COMO?
* Dê uma festa chamada "Segunda Vermelha";
* Use roupas vermelhas;
* Coma alimentos vermelhos;
* Dê rosas vermelhas;
* Conte sobre sua primeira (ou última) menstruação a alguém;
* Faça artesanato na cor vermelha para expressar seu relacionamento com o ciclo menstrual;
* Discuta questões de saúde com outras mulheres;
* Convide outras mulheres para jantar massa com molho vermelho
QUANDO EXATAMENTE?

O Dia das Mães cai em dias diferentes de acordo com o país. No Brasil, será dia 11/5/08.
A Segunda-Feira Vermelha será no dia 5/5/08.
Que um milhão de mulheres celebre a sua menstruação em 2008!

"Quando menstruo fica instaurado o meu tempo sagrado de mulher”
Criação e organização
DeAnna L'am
http://www.deannalam.com/

Clã dos Ciclos Sagrados
http://www.cladosciclossagrados.com/
Colaboração, apoio e tradução
Danielle Sales

1 comentário:

Sabrina Alves disse...

Reverecias a sua sabedoria....
Querida Rosaleonor, gracias por partilhar seus ensinamentos, gracias por divulgar e acionar mais ventres por esse mndo. E, principalmente, por despertar mais mulheres portuguesas, minhas conterraneas, a esta campanha.

Sigamos conectadas minha querida..
Bençáos da Mae Divina!

Sabrina Alves
www.cladosciclossagrados.com