O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

domingo, dezembro 16, 2007

HIPACIA DE ALEXANDRIA



"Todas as religiões dogmáticas formais são falaciosas e nunca devem ser aceitas como palavra final por pessoas que respeitem a si mesmas."
"Ensinar superstições como uma verdade absoluta é uma das coisas mais terríveis."


HIPÁCIA DE ALEXANDRIA (c. 370 d.C - 415 d.C)

- Hipátia (ou Hipácia) de Alexandria (em grego: Υπατία), nascida aproximadamente em 370 d.C. é assassinada em 415 d.C. por monges cristãos.


A MISOGINIA DA IGREJA:

- Cirilo, chefe religioso de Alexandria cerca do ano 390 d.C., que na sua missão cristã se dispôs a destruir os seguidores da Deusa e os seus templos, que eles cristãos consideravam pagãos, manda perseguir a célebre filósofa Hipáci, talvez sacerdotisa da Deusa, e que foi assassinada em 415 d.C. pelos seus seguidores cheios de ódio racial e religiosos pela mullher que além de sábia era muito bela. Esses fanáticos cristãos egípcios esquartejaram-na viva e arrancaram-lhe a carne com conchas de ostras, para depois a queimar já fora da santa Igreja ...

Hispácia era uma filósofa e iniciada igípcia, consagrada pela sua sabedoria e amor à liberdade do pensamento...
Ela, enquanto pensadora era o obstáculo ao ambicioso Cirilo que só com o assassínio da rival Mulher ele poderia triunfar...
Só assim Cirilo ascendeu ao poder sendo mais tarde santificado pela igreja de roma...

QUEM ERA HIPÁCIA?

- Hipácia era uma filósofa influente nos círculos intelectuais e políticos de Alexandria. Seu talento para ensinar geometria, matémática, religião, filosofia, poesia e artes atraía estudantes admiradores pagãos e cristãos de todo o Império Romano.Também escrevia comentários sobre equações do segundo grau e improvisava hidrômetros, entre outros aparelhos, para facilitar suas pesquisas.

VER E LER EM: http://br.geocities.com/perseuscm/hipacia.html


“Reflictamos nos efeitos do cristianismo* durante os seus começos: vibrou um golpe fatal na sociedade antiga, paralisou-a e pôs-lhe fim; em contrapartida, foi uma benção para os Bárbaros, cujos instintos se exasperam em contacto com ele. Muito longe de regenerar um mundo decrépito, só regenerou os regenerados. Da mesma maneira, o comunismo “constituirá”, no imediato, apenas a salvação daqueles que já estão salvos; não poderá trazer qualquer esperança concreta aos moribundos, e menos ainda reanimar os cadáveres”
MECANISMO DA UTOPIA - E. Cioran

*EU NÃO DIRIA O CRISTIANISMO, MAS A IGREJA DE ROMA E OS SEUS MONGES E PADRES...

4 comentários:

Stella disse...

Olá, Rosa!

Este texto é incrível. Eu estudo História e nunca tinha ouvido falar desta mulher à frente de seu tempo, Hipácia de Alexandria.
Mas em tempos como os nossos é de suma importância que as mulheres tomem conhecimento destes exemplos de vida, exatamente para que se possa entender que a condição da mulher não é apenas moldada por machismo, mas também por objetivos políticos, religiosos e culturais; que se utilizam de toda asorte de leis e regras para subjugar este ser fundamental para a manutenção da raça humana bem como verdadeira canalizadora das mudanças sociais.

Parabéns pelo blog!

Um abraço!

Anónimo disse...

A História dos homens não fala das mulheres e o catolicismo apagou Hipácia da memória dos homens...
Quantas mulheres não terão sido apagadas e esquecidas ao longo dos séculos?

Obrigada pela visita, volte sempre
abraço

rosa leonor

Anónimo disse...

Olá Rosa, duas observações, primeiro, sobre o que diz Dominique sobre Hipacia ser uma mulher a frente de seu tempo. Eu diria: a frente do nosso tempo. Temos um triste costume de valorizar o tempo em que vivemos estranhando o desenvolvimento, a ciencia, a tecnolgia e tudo o mais de, tempos passados. Hipacia nao é importante pelo que fez em tempos dificeis, é importante pelo que fez em seu tempo, que eram tempos dificeis.

e sobre a historia dos homens nao falar sobre mulheres:

São caretas? Virgens? Religiosas? seguem direitinho os padroes machistas? sao o que os poderosos podem usar a seu favor e nao encomodarao a historia conservadora? Entao os homens falarao delas, e talves a transformem em Santa, como fizeram com Cirilo, o assassino de Hipacia

Justine disse...

Nossa estudo bastante historia que é o meu amor, nunca tinha ouvido falar nela, obrigada pelo seu resgaste historico