O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quinta-feira, outubro 11, 2007

NO OLHAR E NAS PALAVRAS...






Uma pequena agressão:




Um miúd0 mussulmano, imigrante árabe ou romeno, entrou aqui na Livraria e perante um quadro belíssimo de uma mãe com a criança ao colo e seios desnudos, virou-se para mim e disse agressivamente que aquele quadro era "descarado"; queria de certo dizer obsceno e a violência do seu olhar era impressionante...disse qualquer coisa como que "era irmão"?




Pensei o que seria que ele teria feito se estivesse no seu País???


Penso nesta Europa invadida por mussulmanos...penso nas mulheres desses países insultadas e apedrejadas por jovens como este...irmão da mulher que se "desonra" a família é morta à pedrada...


Estava a ver na Internet a Monumental Biblioteca de Alexandria e pensei de que serve essa monumental Biblioteca se as mulheres continuam amordaçadas e são lapidadas barbaramente...
«««««««««««««««««««
...E a propósito de livros, finalmente mais uma mulher Premio Nobel

UMA MULHER QUE GOSTA DE GATOS...

Doris Lessing vence Nobel da Literatura

Escritora britânica laureada pela Academia SuecaA escritora britânica Doris Lessing foi hoje distinguida com o Prémio Nobel da Literatura pelo conjunto da sua obra que perscruta as relações humanas e inspirou uma geração de feministas.
SIC

1 comentário:

Marian - Lisboa - Portugal disse...

faço minhas as palavras de um jovem admirador: Se fosse a dez anos era tão merecido quanto hoje e vinha mais a tempo...
(.D.L tem 88 anos, faz 89 a 19/10)
Gosto imenso dela e ja a trouxe ao meu blog, fala e produz de tudo: até romances de ficçao espacial...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Doris_Lessing