O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

segunda-feira, abril 16, 2007

a união das duas mulheres divididas pela Igreja de Roma...


"No cristianismo tradicional, as falsas divisões deram-nos duas personagens: a Virgem Maria e Madalena. Claro, para que uma cristã se sentisse realizada, estas duas personagens deviam ser unidas - e não polarizadas - na sua psique. A Virgem Maria foi desprovida da sua sexualidade conservando a sua espiritualidade, enquanto que Maria Madalena foi despojada da sua espiritualidade ficando apenas com a sua sexualidade. Ora cada uma delas devia aceder à sua plenitude. É o que eu chamo "casar as duas Marias"...
Tori Amos
in Os Segredos de Maria Madalena


É o que eu chamo unir as duas mulheres que o patriarcado dividiu dentro de cada mulher, nem profana nem sagrada, mas integral...porque a Mulher é um ser integral que foi ao longo dos séculos despojadas da sua unidade essêncial!
A polarização na psique destas duas mulheres em cada mulher gerou a fragmentação do seu ser que torna a mulher vítima dos maiores distúrbios ao nível não só psíquico, mas também fisiológico...Gerou a maior calamidade huaman e social que é a mulher prostituida e continuadamente violentada pelos homens que se outorgam esse direito...Hoje não há só Mafias que as exploram mesmo na nossa cara, mas a própria publicidade (exemplo: cartaz da "crazy horse") faz isso...
Os homens mais "dignos" e inteligentes continuam a passar por cima da mulher e não há nenhum político que esteja verdadeiramente interessado nas questões profundas da mulher que não seja para ganhar votos...

Quando a maior parte das mulheres compreender que o que lhe falta é essencialmente outra parte de si mesma (e não só o homem) e que não existe a "inimiga" nem a "outra" mas uma só Mulher, ela ficará abismada pela forma como foi dividida para as religiões patriarcais reinaram pelo seu sacrifício e continuado abuso em todo o mundo.
O Império romano primeiro e depois o clero de Roma destruiram paulatinamente tudo o que o cristianismo tinha de original e sábio na fusão dos dois princípios, feminino e masculino. Pedro o pilar da sua Igreja foi o principal traidor da essência do cristianismo e não só Judas...
Ele foi o primeiro a negar Maria Madalena como discípula dilecta...depois o papa Gregório fez a detracção da Mulher até ao século XX...

Sem comentários: