O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quinta-feira, novembro 16, 2006

QUEM INVEJA QUEM E O QUÊ?



A SOLIDARIEDADE DAS MULHERES E
A EVOLUÇÃO DA SUA CONSCIÊNCIA AUTÓNOMA...


A 'Inveja do penis' é já por sí um conceito tipicamente misógeno... (que só funciona tendo por base a aceitação da possivel superioridade do mesmo e consequente inveja!)

NO PRINCIPIO ERA A MÃE:

'A superioridade natural das mulheres é um fato biológico. [...] mas, num mundo dominado pelos homens, onde a inflação do ego masculino dependeu da conservação do mito da superioridade do homem - seu significado não recebeu a atenção merecida.' '[..] a já calcificada idealização da maternidade distorce seriamente problemas complexos como os de violência física, abuso sexual e incesto perpetrados nas crianças pela mãe, ela própria vítima de um castrador processo de constituição de sua identidade de gênero'

in http://www.amulhernaliteratura.ufsc.br/artigo_cristina.htm (http://www.amulhernaliteratura.ufsc.br/)
Abraço, Rosa Leonor

Mais uma achega para 'a problemática do pénis' (rss): as pessoas intelectualmente mais questionadoras sempre desconfiaram que certas teorias de psicanálise não eram inocentes e pretendiam manter o poder do lado conveniente s/ o respaldo de um academecismo que não resiste a uma observação isenta e lúcida:
'Dada a ênfase de Freud na inexorável força do complexo de castração [...] a mulher seria um ser de todo superior e autônomo, completa em si mesmo, sem nada a perder ou ganhar. Ambas as possibilidades são ameaçadoras para os homens. A teoria da sexualidade feminina e da inveja do pênis é um modo de controlar a mulher: quanto mais a mulher inveja o pênis masculino, mais certo é que o pênis está intacto, que ele é deveras um "equipamento superior". A inveja que a mulher tem do pênis tranqüiliza o homem quanto à sua sexualidade ' 'desse modo sua teoria trabalha para validar, como uma necessidade histórica, a depreciação das mulheres e a autoridade dos homens. '

(http://www.rubedo.psc.br/Artlivro/insinver.htm)

marian | 15-11-2006 20:43:29

OBRIGADA PELAS SUAS ACHEGAS MARIAN!
E AINDA À LU!

A mente em certos homens parou no patamar sexual e como tal usam o pénis como se fosse um troféu ou uma qualquer ilusória superioridade. Assim subir ao coração e aspirar aos mais altos fins é uma missão impossivel de alcançar. A sabedoria não está ao alcance de todos muito menos a quem tem o coração fechado pela arrogância e pelo despeito.

um abraço lu


lu | 15-11-2006 21:32:05

Sem comentários: