O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

terça-feira, julho 18, 2006

TENHO ANDADO A PENSAR NA VELHA MÃE ÍNDIA...


NOS VÁRIOS ATENTADOS EM BOMBAIN, DE QUE QUASE NINGUÉM FALA,
COMO SE OS INDIANOS FOSSEM SEMPRE MUITOS E POUCOS QUANDO MORREM...


E TAMBÉM EM ISRAEL SEMPRE EM GUERRA COM OS VIZINHOS,
(POR DÁ CÁ AQUELA PALHA VAI UMA BOMBINHA EM DEFESA DO SEU ESTADO...)

e....lembrei-me deste meu texto de não sei já quando:


Quem vai fazer dois minutos de silêncio pelos mortos inocentes destas guerras absurdas? Destes crimes? Quem se importa já com o Iraque palco de carnificina diária? Os ocidentais só se manifestam COLECTIVAMENTE quando as suas vidinhas e os seus bens e comodidades são postas em causa...Não são as vidas humanas que lhes interessa mas o medo de perder a sua...Assim foi Nova York, Madrid e Londres...A guerra lá longe e a morte e a fome não lhes diz respeito, só quando os seus alicerces correm riscos é que se mostram solidários...

Onde o luto e a solidariedade mundial dos Governos e seu dignatários ao povo mártir de duas frentes que é o Iraque? Ninguém vai por flores às crianças mortas de fome no Ruanda ou no Quénia, aos soldados meninos e às mulheres assassinadas por violadores-soldados...
Quantos MILHARES de mortos, desalojados e famintos, vítimas da nossa “Guerra dos Mundos”? Mundo “civilizado” e mundo bárbaro, dizem, eu não vejo diferença...

“O CÉU A TERRA E O MEDO...”

“Sobre o filme a Guerra dos Mundos”, parece que num dado momento do filme o actor diz:

“ISTO NÃO SÃO TERRORISTAS. ISTO É OUTRA COISA”

Referia-se certamente a extraterrenos que invadem o Planeta...mas eu direi o mesmo sobre o Terrorismo em Madrid, Londres Nova York, Palestina, em Bagdad ou em BOMBAIN...


Isto não são terroristas...são outra coisa...são a nossa outra face, aquela que nós humanos escondemos, são o lixo debaixo da carpete que nós civilizados ao compor a nossa casa que queremos muito limpa e confortável, escondemos de nós mesmos, ignorando a “sujeira” que fazemos ao "comermos tudo" e deixar outros a morrer à fome... Enquanto lutamos pela nossa “qualidade de vida” a comprar mais e mais, marcas e carros, casas, sofás, telemóveis e televisões, frigoríficos...enquanto ignoramos a Grande Seca e vemos o País a Arder como se fosse um filme de ficção, vemos na televisão o mundo que vai ruindo pelas nossas mãos...

Choque Tecnológico?...Aeroporto na Ota? Sim, para os otários que somos todos nós escravos a pagar por ideias e ideais abstractos ...


"A GUERRA DOS MUNDOS" PASSA-SE ENTRE TERRÁQUIOS APENAS...
HÁ MUITOS SÉCULOS...

Sem comentários: