O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

A VIOLÊNCIA DO MUNDO PATRIARCAL

“Mães dos soldados russos apelam à desobediência das praxes”
“Sevícias nas Forças Armadas provocam mais baixas do que a guerra na Tchetchénia”

In Público


Os exércitos do Mundo musculado dos Países Patriarcais, mostram a bestialidade dos homens contra si próprios pelo exercício gratuito da sua violência nos exércitos e na guerra. Na Rússia, em África, em Inglaterra ou no Iraque…
Num Mundo que se ensina e obriga a sua parte masculina a matar, como podem esses jovens amar a Humanidade, respeitar a mulher e os animais???

- Como podem jovens agredidos e instruídos na violência da guerra e no ódio entre si, respeitar –se ou respeitar e amar a família? E não serão esses jovens os futuros "chefes de família"? E são estes mesmos homens que depois governam países e o Mundo…
Este é o maior e mais estranho paradoxo da sociedade Patriarcal.



A violência dos homens sobre a mulher as crianças
e os animais, deve-se ao facto de a Humanidade estar sob a
“dominação exclusiva dos homens”


“A racionalização do sistema androcrático (dominação exclusiva dos homens) é serem os homens como “chefes de família”, quem toma conta das mulheres e crianças. Esta racionalização baseia-se porém num modelo de realidade que, mais uma vez, ignora quantidades maciças de dados, pois estes demonstram sobejamente que uma das principais razões porque tantas mulheres e crianças em todo o nosso globo vivem na miséria mais abjecta é o facto de, tanto em famílias “unidas” como “destroçadas”, os homens NÃO sustentarem adequadamente as mulheres e os filhos.”



“O CÁLICE E A ESPADA” – Riane Eisler

Sem comentários: