O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quinta-feira, janeiro 12, 2006

O QUE O SISTEMA PATRIALCAL E O MACHISMO FEZ DAS MULHERES?

AS MULHERES EVOLUIRAM DO PONTO DE VISTA PATRIARCAL, SIM.
MAS O QUE ISSO SIGNIFICA EM TERMOS DE PROFUNDIDADE E REALIDADE PARA A PRÓPRIA MULHER, QUE CONTINUA DIVIDIDA SOCIAL E PSICOLOGICAMENTE ENTRE A "SANTA E A PUTA", OU A BOA E A MÁ...ENTRE A ESPOSA LEGÍTIMA E A “OUTRA”, A MEU VER NÃO É NADA.

Se as mulheres tivessem verdadeiramente evoluído com consciência integral do seu ser e do seu poder inato, não aceitariam nem essa divisão nem a fragmentação do seu ser que até ignoram porque não podem dar por falta de uma parte de si mesmas que NÃO DESENVOLVERAM E QUE ESQUECERAM e pela qual foram mortas e perseguidas ao longo dos séculos. Que as mulheres votem ou dêem a cara pelo sistema patriarcal é natural, elas não conhecem outro...é por isso que aceitam ser tratadas como “SERES INFERIORES” – consideradas como tal ao longo dos séculos por "santos", filósofos e escritores etc. - por quem se tem de fazer algo socialmente e se procura integrar, ajudar e a proteger?
Porque há um Dia da Mulher? Porque intervêm o Estado e o Clero ainda na vida íntima da mulher decidindo do seu corpo em relação às suas opções, porque não tem estatuto a MULHER SÓ, Que não é mulher nem amante de ninguém? Essa mulher não tem nem apoio social, nem consideração pela parte da sociedade? Porque é condenada a mãe solteira e não tem condições para enfrentar a vida sendo quase sempre obrigada a prostituir-se? O que é que mudou? Só porque o consumismo é barato e dá para mudar a cara com cosméticos e roupas da Zara e até ter carro?
Fui pesquisar a Sapo Mulher e o que é que vi?
Mulheres nuas, sexo shop, cosmética e culinária e mais mulheres nuas e musculadas e outras imbecilidades sobre e para a mulher…

RESPOSTA A UM LEITOR:

Do ponto de vista social da actualidade e de acordo com as aparências e crenças modernas, com os conceitos divulgados pelos mídea, concordo com o que diz, mas não quer dizer que o que escrevi não continue a estar de acordo com o que eu vejo, porque eu falo de outra consciência da mulher (em si e como um todo) e não de uma consciência meramente política. Eu lutei e fui perseguida pela Pide pela simples razão de ter simpatizado com o PC e feito comícios e dito poesia pelos direitos das mulheres. Tenho 59 anos. Passei por tudo isso e muito antes do 25 de Abril, e hoje quando falo de Consciência da mulher falo do Princípio Feminino e de valores profundos e não de um conhecimento mental ou intelectual, do acesso à filosofia ou à ciência por parte da mulher. Concordo com as ideias que expressa, mas há outros caminhos. Caminhos Iniciáticos e Caminhos do Coração. São esses que eu sigo.
Por isso falo em nome de uma totalidade do ser, ao nível ontológico. Falo de uma parte da mulher e da história que foi negada e apagada da nossa memória pelo Poder de Roma que não só anulou a mulher no seu potencial como destruiu Portugal anulando o Seu Espírito, a sua Essência ou Matriz. Falo do catolicismo que destruiu o cristianismo que pretendia unir de novo os dois Princípios Feminino e Masculino, na União Sagrada de Jesus com Maria de Magdala e que a Igreja de Roma renegou e condenou a prostituta porque serve e serviu sempre o Poder da Morte e assim perseguiu e matou milhões de mulheres por serem livres e fugirem ao seu jugo, por seguiram a Deusa e o Seu Culto de Vida e de Fertilidade enquanto eles elegiam a dor e a morte…

Falo da Deusa Mãe, do poder da Natureza e das leis invisíveis, quer telúricas quer cósmicas que nós ignoramos todos, tratando das coisas à superfície e na aparência dos factos e mesmo a ciência é inadequada para lá chegar. Falo de Uma Nova Mulher que vai surgir e que libertará o mundo da escravidão de metade da humanidade, da força bruta e da violência sobre ela exercida em primeira mão, desde há milénios…Falo de outra História que foi ocultada.
R.L.P.

Sem comentários: