O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sábado, novembro 26, 2005

EM PORTUGAL:
"Blogues no feminino
são diários que assumem papel político”


“PARA BLOGAR AS MULHERES INVESTEM TEMPO,
PESQUISAM E REIVINDICAM ESPAÇO”

Título do D.N.
Soube pelo Diário de Notícias de hoje “que a propósito do ciclo de Falar de Blogues, (...) Isabel Ventura analisou cinco “Blogues no feminino”: Uns & Outras, Síndrome de Estocolmo, Mulheres & Deusas, Com Sotaque Francês e Blogotinha”.



Não faço a menor ideia do que possa ter sido mencionado a propósito do que aqui escrevo e publico ou o que terá dito a Isabel Ventura sobre o meu blogue… mas sei que não conto à partida com a simpatia das mulheres “de blogues no feminino” ou mesmo “intelectuais” portuguesas e dentro da Blogosfera, creio, que o meu Blogue é “descriminado” e pouco credível por parecer demasiado místico e ter uma perspectiva do Feminino que não coincide de todo com os padrões dessas mulheres livres e satisfeitas consigo e o seu cabeleireiro ou o seu namorado e basta olhar os mais Blogues citados e as imagens dos mesmos para perceber que a linha que seguem é uma linha que nada tem a ver com o Espírito da Deusa e com a verdadeira Consciência do Feminino. Elas situam-se entre o mental-social ou político ligeiro, “feminino” portanto e como os homens apreciam. Claro, eu situo-me bem à parte, entre o místico e o transcendente e o político só por acaso e com repulsa. Não podemos ter semelhanças...nem espero qualquer compreensão do meu trabalho por parte de ninguém, salvo dos poucos homens e mulheres que estão a Acordar para uma Consciência do verdadeiramente Feminino, ecológica e anímica, de Amor à Terra e à Natureza e que corresponde ao Princípio Feminino.
Tirando as minhas leitoras brasileiras e uma ou outra portuguesa não conto com a simpatia de nenhum Blogue português com excepção de dois ou três que considero excepcionais, e que eu gosto muito.

É curioso, mas o meu Blog foi um dos primeiros a aparecer em Portugal, faz agora quatro anos e no entanto, dado o carácter pagão assumido e anti-clerical, uma nova Mística da Mulher, assim como a minha visão da Mulher como Deusa, leva não só homens como mulheres a rejeitá-lo e raramente sou solicitada para esses encontros ou citada na Blogosfera. Pela parte dos homens, quase todos inspirados no enredo politiqueiro à sombra de mestres televisivos, nem pensar, porque devem ter a maior relutância em aceitar o meu discurso “feminista” e místico. Da parte das mulheres tão pouco porque as que escrevem se identificam com os homens, seus mestres e fiéis ao seu pensamento ou seja do que eles esperam delas; apesar de escreveram em “ziguezague”(?) só falam do que é comum às mulheres falarem: modas, filmes, vestidos, filhos, doces e receitas, política e direitos às vezes porque é moderno e livros, as suas neuras, mas sempre a sua grande fidelidade aos homens...ou as suas infidelidades, tanto faz.

Eu não falo en sou contra os homens, mas denuncio o mundo machista e patriarcal...Essas senhoras todas estão muito contentes com os seus espaços e maridos e filhos e amigos jornalistas ou políticos etc. Eu não! Estou do lado das mulheres que sofrem e se sentem fragmentadas entre a paranóia da entidade social como esposa ou amante e a sua realidade profunda, onde essa dicotomia – a divisão do seu ser essencial em duas…- as condena a doenças e histerias…

Assim deixo-vos o exemplo cabal de um desses Blogues citados pela Media & Televisão…como eles gostam.


"Hoje no Diário de Notícias, uma página inteirinha sobre o encontro "Blogues no Feminino", com fotografias do Bomba Inteligente, do Megeras e do meu. E ainda um excerto do Controversa Maresia.
Seria de bom gosto alguma modéstia, mas who cares? O blog é meu e vem no jornal. E mai nada!
Agora estou cheia de pressa que tenho que ir arranjar o cabelo e as unhas. Se calhar não é preciso levar óculos escuros... mas até tenho vontade de pôr um post it na testa. Espero voltar mais gira e mais modesta."


Entretanto até tinha a maior curiosidade de saber o que a tal “jornalista” (?) Isabel Ventura terá dito do meu Blogue…
- Há alguém por aqui que a conhece e me possa dizer o que ela disse?

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois fique sabendo que tem mais uma leitora pagã de Portugal do seu blogue. Muitos parabéns.