O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sábado, setembro 17, 2005

“NÃO EXISTE ACONTECIMENTO NATURALMENTE CRISTÃO,
NEM NATURALMENTE COMUNISTA”

“A UTOPIA É UMA MISTURA DE RACIONALISMO PUERIL
E DE ANGELISMO SECULARIZADO.”

e. m. cioran

ASSIM ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS EM PORTUGAL:

“EGO À PATRIA”

A Esquerda “à esquerda” divide-se para sobreviver no palco político e não para vencer e ajudar o “povo”...
A Esquerda pela sua divisão intrínseca (“casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão”), vai entregar a Presidência da República à Direita para não perder a sua identidade de pobre... e utópico!
Ela só existe, a esquerda, se a Direita Governar... os fanáticos e os fundamentalistas têm que ter sempre um inimigo, como os católicos têm o diabo...
A prova disso é que quando a “Esquerda” à direita pode Governar e tem a Maioria Absoluta é “a Esquerda” à esquerda que se transforma na Oposição. A Direita, a de gingeira, a de elite, como Lapas agarradas ao Poder, sempre unida na sua identidade bancária, a breve trecho, não precisa de fazer nada para sair vitoriosa.

É a ironia das Utopias que os autistas polichinelos de carreira não querem ver. Neles domina sempre o ódio e a raiva (inveja pessoal=sede de poder) aos “barões”, aos “engenheiros” e aos “coronéis”, mas quando estão no poder fazem o mesmo que o “operário” Lula da Silva ou outro qualquer... eles são carrões, aviões, mansões, castelos no ar e fortes à beira-mar.
Quantos “Mensalões” não andam por aí à solta ou “debaixo da mesa”?!

Nisto é que Portugal e Brasil falam a mesma língua...ou andam de mãos dadas...
Não fosse o crime e a corrupção a Lei dos Homens, uns bandidos e outros heróis que sempre dividiram a História entre si e a Igreja...

Quanto “ao povo” (o verdadeiro) e as mulheres, que andam ao abandono... deitam fogo às matas por cinco tostões ou vendem o corpo por cinco reais, ou então ficam-se pelas secas, pois já nem podem ir à pesca do mexilhão... nem da sardinha.
Os outros, os mídia classe, (os adidos do consumo)ficam-se anestesiados entre os ricos e as celebridades a sonhar com o Euro-Milhões!


“A UTOPIA PREENCHE NA VIDA DAS COLECTIVIDADES A FUNÇÃO ATRIBUIDA À IDEIA DE MISSÃO NA VIDA DOS POVOS. AS IDEOLOGIAS SÃO O SUBPRODUTO DAS VISÕES MESSIÂNICAS OU UTÓPICAS, E COMO QUE A SUA EXPRESSÃO VULGAR.”


IN História e Utopia
E.M.Cioran

Sem comentários: