O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quinta-feira, abril 14, 2005

“A hostilidade contra as mulheres fundava-se na posição dos patriarcas da Igreja, que se baseava , em parte, na história de Adão e Eva no Paraíso.” (Génesis1,2)
Lena Gal


CARTA ABERTA AOS CARDEAIS

“A IGREJA NÃO PODE TRATAR METADE DA RAÇA HUMANA, COMO MEMBROS DE SEGUNDA CLASSE”.
Numa palavra irmãos, escolham um “Papa favorável às mulheres”. Porque “em Cristo, não há macho nem fêmea”.
(Gálatas, 3.28)

HANS KUNG - Teólogo suíço
In Visão 14/04/05
»««««««««««

ESTÁ NA CARA QUE ELES NÃO VÃO DAR OUVIDOS...

Rat(o)zinger, prefeito da Congregação de Doutrina da Fé - Antigo Santo Ofício, o preferido do “Santo Padre”, “proibiu os 115 cardeais eleitores de dar entrevistas, o que tem sido interpretado como manobra para favorecer wojtyliana no futuro Vaticano.”(...)

O que quer dizer, se ele for eleito como o novo Papa, que metade da raça humana continuará a ser tratada como membros de segunda, ou pior do que isso...E que a nós mulheres não haverá teólogos, nem boas intenções que nos valham, pois de boas intenções está o inferno cheio e são eles que o criam...

“A campanha impiedosa da Inquisição contra a heresia albigense e as famílias proeminentes da Provença, muitas das quais tinham membros Templários, esmagou rapidamente o botão do feminino e os seus corolários ramos da arte e da ciência. Louis Charpentier, no seu livro OS MISTÉRIOS DA CATEDRAL DE CHARTRES, diz que o Espírito que inspirou as autênticas Catedrais Góticas morreu inexplicavelmente depois de 1250, se bem que tenham continuado a ser construídas cópias “virtuosas” e flamejantes.
(...)
As tentativas posteriores de restaurar o feminino foram severamente reprimidas e os místicos, os artistas e os cientistas da igreja herege foram forçados a prosseguir os seus interesses em segredo. As disciplinas da medicina, da alquimia, da astrologia, do misticismo e da psicologia que tinham florescido foram forçadas a entrar para clandestinidade e passaram a ser denominadas “ocultas”. (...)

Será que mais uma vez, volto a perguntar, na história da humanidade se dará esse desvio e recuo cultural no sentido da não integração do Pólo Feminino que restabelece o equilíbrio da vida do ser humano, agora que a Mulher recomeça a tomar Consciência do seu Ser e a querer sair do Gueto social e psicológico a que a Igreja e a sociedade patriarcal em geral a condenou ?

Será que o Vaticano e os seus acólitos com os seus dogmas e misogenia, com o seu ódio e repulsa ancestral pelo corpo da mulher, na rejeição do Feminino Sagrado, impedirão de novo esse equilíbrio social e humano e a recuperação da dignidade da Mulher?


r.l.p.

Sem comentários: