O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

terça-feira, novembro 09, 2004

HOMENAGEM PÓSTUMA AO MEU bLOG MELUSINE DESAPARECIDO HÁ DOIS DIAS

ÚLTIMO TEXTO AÍ PUBLICADO E CUJO EXCERTO FOI ENVIADO À "CAUSA NOSSA" EM CAUSA ABERTA E QUE POR SER UMA "CAUSA ENCERRADA" NÃO FOI PUBLICADO...

A MINHA CAUSA é uma causa milenar, a única causa que sempre foi posta fora de todas as causas e disfarçada de causa nenhuma...
Passaram séculos, mudanças de regimes e ideologias, desde o feudalismo à democracia, mas ninguém pôs VERDADEIRAMENTE em causa a causa das mulheres...
A minha causa é a causa perdida de que se riem hoje as pessoas “inteligentes” pois me garantem que a minha causa não tem causa de ser por ser hoje em dia inútil e ultrapassada...e que neste mundo “civilizado” e de consumo exacerbado já não se justifica porque já atingimos todos patamares de liberdade e igualdade...
Já ninguém sequer fala da minha causa com vergonha ou então fala como se fosse uma anedota velha...uma coisa ridícula que todos querem esquecer, homens e mulheres.
É uma causa velha como o mundo e até dela fazem a mais antiga profissão sem que ninguém tenha problemas de consciência pois é tão velha e injusta como o mundo, dizem...
Sim, a minha causa é a das Mulheres, de todas as mulheres. Das mulheres espancadas e violadas, das mulheres exploradas traficadas e prostituídas e sem identidade! Não um feminismo serôdio, mas o Princípio que falta ao Masculino em todas as Sociedades e no Mundo, à própria mulher masculinizada à força para vencer na vida; é o Feminino por excelência, o Arquétipo da Deusa, enterrada durante séculos de barbárie pela violência da espada, ou de armas mais sofisticadas e que é preciso consciencializar (integrar) tanto por homens como por mulheres.

É o princípio não da igualdade, mas o princípio do equilíbrio que pode superar o abismo da diferença que há entre os dois que se dividem e lutam e cuja Consciência e Harmonia faz da Mulher e do Homem um ser único e íntegro.

Talvez seja o Princípio da Androginia, ou do Ser Uno, intacto, de que Platão falava antes desta história humana contada só a uma Voz e que ele começou...A voz dos homens que dominam e exploram metade da Humanidade – as mulheres - desde o princípio da Barbárie e é a mesma que vivemos no século XXI...

Talvez a minha causa não se inclua em nenhuma “causa nossa”...
porque não uso a linguagem machista, nem faço salamaleques aos donos e senhores da Blogosfera...em que impera o mesmo o poder falocrático...

Talvez a minha causa seja uma causa metafísica, imprópria para mentes modernas e mentes políticas tão "correctas" dos nossos dias que se dividem em grupos, partidos e entre homem e mulher e dentro de si mesmos...
E POR ISSO MESMO O MUNDO ESTÁ EM GUERRA.


DESDE ONTEM QUE O MEU OUTRO BLOGUE MELUSINE FOI DESATIVADO
OU DESAPARECEU DO MAPA SEM DEIXAR RASTO...
QUEM OU PORQUÊ O FEZ IGNORO...

Sem comentários: