O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quarta-feira, janeiro 01, 2003

O AMOR É PURA ALQUIMIA
NOS NOSSOS CORAÇÕES...


HOJE, É O MELHOR QUE VOS POSSO LEMBRAR e a mim...



Meditação:


“Nós somos aquilo que pensamos.
Tudo o que somos vem dos nossos pensamentos.
É com os nossos pensamentos que construímos o mundo.
(...)
É bom controlá-los,
E dominá-los traz felicidade.
Mas como são subtis e evasivos!
A tarefa consiste em acalmá-los
E descobrir a felicidade em dominá-los.”

Assim, começou Buda os seus ensinamentos...



“A MEDITAÇÃO DA PERCEPÇÃO
É UMA DANÇA RÍTMICA DE CONSCIÊNCIA.”


“Começa por explorar a respiração, depois investiga tudo o que atrair a sua atenção e depois,
regressa à respiração. Todo o processo é bastante suave e permissivo. Não precisa combater ou forçar,
de modo algum, a sua mente.”


(...)
in “O ESSENCIAL DA ESPIRITUALIDADE” – de ROGER WALSH




Qu'est-ce que le Tantra ?

« Pour moi, le Tantra est avant tout cela : un chemin d'intégration de la totalité de ce que nous sommes. Et lorsque nous sommes total, une joie vient, profonde, spontanée et intense ; la joie d'être vivant, d'être entier, d'être à nouveau innocent, pas d'une innocence infantile, mais d'une innocence pleine de conscience, pleine de force et de vigilance ! Alors revient en nous la capacité naturelle à célébrer la vie.

Un autre aspect important du Tantra est la rencontre de l'homme et de la femme intérieurs. En effet, nous sommes tous incarnés dans un corps de femme ou dans un corps d'homme.
Mais je crois profondément que nous sommes tous appelés à être entier, à être à la fois femme ou homme. Je ne veux pas dire efféminé, si on est un homme ou masculine, si on est une femme, mais entier, unifié.


Le tantra a comme perspective celle de l'androgyne, celle de l'être humain qui a intégré en lui-même toutes les polarités, qui est complet, harmonieux et qui peut répondre aux différentes situations et défis de la vie quotidienne avec une vaste gamme de réponses : de la plus réceptive, féminine(« yin » en terme taoiste) à la plus énergétique, masculine(« yang) sans être figé dans un seul comportement. »

NOTA:
Voltarei a este tema e em português porque uma amiga me pediu...




Rosa orvalhada, cheia de lágrimas...

A GOTA DE ÁGUA

A lágrima triste
Que por ti surgiu
Mal que tu a viste,
Quase se não viu...

Como quem desiste,
Logo se diluiu...
E mal lhe sorriste,
Logo te sorriu!

Já não era a dor,
O sinal aflito
Duma funda mágoa;

Era o infinito
- O infinito amor,
Numa gota de água...


(Avena Rústica) de Augusto Gil

Como era importante voltarmos aos poetas líricos portugueses
para recuperarmos
os sentimentos e a identidade de nos sentirmos...



Sem comentários: