O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sexta-feira, agosto 02, 2002



Sou uma religiosa sem igreja,
uma reclusa sem convento,
amante de uma deusa sem altar.


Vivo na pele o tormento de uma humanidade que ainda não é.
Vivo no mundo sem nele acreditar...


Sou sacerdotisa de um templo destruído
à procura de um novo amor e uma nova fé.


Olho num único sentido: interior, íntimo
no centro de mim mesma e espero a luz.
A luz de um outro mundo e a única esperança.


Com ele há-de vir a nova criança e a deusa
em que ainda descança e as duas serão uma só!.


in "Mulher Incesto - Sonata e Prelúdio"



UMA ROSA É UMA ROSA
É UMA ROSA
É UMA ROSA
É UMA ROSA


E se a contemplo e a olho, me seduz
É quando está naturalmente exposta.
Para além da solidão, do amor, da luz.


E se me subjuga é porque o "Fado"
Nos faz, a ela rosa contemplada
A mim, servo fiel do rei amado.


Encontrei hoje este poema que foi dado por uma grande mulher, justamente no dia de HOJE
( claro que eu nem sabia, mas lembrei-me do poema) 2 de agosto de 1990!!!




Marília:
Quanto às Rosas, em geral elas fazem um pacto naturalmente entre si,
porque O Nome é Destino ou Vocação,
é cumprir uma Missão...
Deixei uma nota no seu Blog e uma questão que gostaria muito ventilar consigo!!!
Esta: a mulher aparece sempre como "soror mística" dos alquimistas, mas no processo activo,
como alquimista ela própria o que é o homem para ela? "Soror"
ou um fratelo? É aí a minha desconfiança...seculari...
Quase não houve mulheres alquimistas e as poucas que houve
nem deixaram testemunhos do caminho feito por elas
sem a paternidade do macho...
Desculpe eu não quero ser feminista aqui, quando se tratam de Princípios Alquímicos,
os dois lados de cada ser, os opostos a integrar, mas há
um grande contencioso histórico de anulação da mulher em todos os domínios,
incluindo na Alquimia, tudo porque a mulher é passiva?
Mas há um processo próprio
para a mulher?

Isto tem a ver com as funções dos aspectos Feminino e Masculino entre si
mas também no desencadear da Obra
de cada um dos lados e cada um dos lados de per si é diferente...

Como é a Mulher face à Obra? Será a eterna "soror mística" a "musa"?

No dizer de Robert Graves a mulher só pode ser a Musa e o homem o Poeta e, segundo ele Safo é uma excepção porque é Musa e Poetisa ela própria...querendo isto dizer que a mulher poeta ou alquimica tem de ser a sua própria Musa ou Soror...
Porque não há também nem o muso...nem o soror?
Porque tanto ao homem como à mulher é o Feminino que falta integrar???

Eu sei: são questões difíceis que as mulheres nunca se puseram...




INICIAÇÃO

"Não dormes sob os Ciprestes,
pois não há sono no mundo.
O corpo é a sombra das vestes,
que encobrem teu ser profundo.



Vem a noite, que é a morte,
e a sombra acabou sem ser.
Vais na noite, só recorte,
igual a ti sem querer
.


Mas na estalagem do Assombro,
tiram-te os Anjos a capa:
segues sem capa no ombro,
com o pouco que te tapa.



Então Arcanjos da Estrada
despem-te e deixam-te nú.
Não tens vestes, não tens nada:
tens só teu corpo, que és tu
.


Por fim, na funda caverna,
os Deuses despem-te mais,
teu corpo cessa, alma externa,
mas vês que são teus iguais.



a sombra de tuas vestes
ficou entre nós na Sorte
não estás morto entre ciprestes
neófito, não há morte.
"

Fernando Pessoa - 30/03/1933

Sem comentários: